O que posso fazer para ajudar você a atingir os resultados desejados?

Meus serviços

Olá! Bem-vindo ao meu site. Meu nome é Felipe Truda. Sou jornalista, e trabalhei na empresa afiliada à Rede Globo em meu estado por 14 anos. Sempre na internet, embora tenha tido algumas experiências em mídia impressa. Nos últimos oito, fui repórter e editor do portal G1.

Sempre fui apaixonado pela escrita e leitura, o que me levou ao jornalismo. Escrever para a web por mais de uma década me fez acompanhar a evolução da rede.

Foi lá na década de 2000 que eu tive minhas primeiras experiências com blogs, podcasts e ações de interatividade, na redação do portal clicRBS. O meu aprendizado sobre SEO também começou naquela época.

Em 2011, participei da implementação do G1 RS – a seção do portal G1 com notícias do Rio Grande do Sul.

Depois de deixar a empresa, em 2019, comecei a me dedicar ao marketing de conteúdo. Com a bagagem herdada do jornalismo e a facilidade que sempre tive na escrita, tem sido bem fácil de me adaptar. Os feedbacks dos meus primeiros trabalhos na área foram ótimos!

Agora quero colocar minha expertise na escrita e na mídia digital a serviço de seu negócio. Veja abaixo o que posso fazer por você:

Redação e edição

Em um minuto, 3,8 milhões de buscas no Google são realizadas, conforme aponta pesquisa da consultoria norte-americana Visual Capitalist.

Boa parte delas certamente ocorre no Brasil. Afinal, mais de 70% da população brasileira tem acesso à web, de acordo com estudo da TIC Brasil.

Usando técnicas de SEO, posso ajudar esses consumidores em potencial a acharem sua empresa.

E com textos claros de leitura fácil e fluída, como este que você está lendo, ajudo o público a entender a importância do seu produto ou serviço.

Meu maior objetivo como freelancer é escrever para ajudar você a alcançar os resultados desejados.

Meus serviços de redação compreendem:

  • Blog posts com técnicas de SEO, redigidos a partir de minuciosa pesquisa de sua área de atuação e embasados em dados relevantes, para demonstrar sua autoridade no assunto
  • Copywriting para websites, redigidos com técnicas persuasivas para ajudar a vender seu negócio
  • E-mails e legendas para redes sociais, para provocar o engajamento do leitor
  • Revisão gramatical e edição, para tornar a leitura de seu texto mais fluída e agradável, respeitando sempre as normas gramaticais

Planejamento editorial

O marketing de conteúdo voltado à internet é uma das formas mais eficazes de atrair clientes para o seu negócio.

E de acordo com a plataforma norte-americana Hubspot, 53% dos profissionais de marketing têm no blog sua prioridade nas ações de marketing de conteúdo.

Entregando de graça um material com informações úteis e relevantes, você ativa dois gatilhos mentais no público:

  • Autoridade, por demonstrar o conhecimento que você possui em sua área de atuação
  • Reciprocidade, por auxiliar o leitor a resolver algum problema sem custo

O que você acha de ter um blog sobre sua área de atuação, atualizado periodicamente?

Para elaborar o seu calendário de postagens, eu sigo os seguintes passos:

  • Realizo uma pesquisa para ficar por dentro do cenário do seu negócio
  • Monitoro sua concorrência, observando quem performa melhor no Google
  • Por meio de softwares, descubro os termos mais buscados relativos ao seu nicho 
  • Determino quais serão as postagens, em que data serão publicadas e a estrutura de cada uma delas

Assessoria de imprensa

Empresas de grande porte possuem assessorias de imprensa. São os setores que se comunicam diretamente com as redações dos veículos de comunicação.

Esses profissionais também são jornalistas. Por conhecerem os pormenores da profissão, eles são muitas vezes capazes de colocar a empresa onde trabalham em evidência divulgando assuntos relevantes para a sociedade – e consequentemente para os veículos de imprensa.

Há companhias que terceirizam sua assessoria de imprensa para outras, especializadas nessa área.

Mas nem todo negócio tem condições de arcar com os custos de uma assessoria de imprensa – ainda que terceirizada.

Por isso, ofereço esse serviço como freelancer. Assim, você só terá um assessor de imprensa quando julgar necessário ou oportuno.

Como assessor de imprensa, ofereço os seguintes serviços:

  • Monitoramento dos veículos de imprensa de sua região
  • Elaboração de press release – texto enviado aos repórteres, e que pode inclusive ser reproduzido pelos veículos
  • Envio desse material junto com imagens à sua escolha para esses veículos e também para portais de divulgação de releases
  • Contato com os veículos de comunicação para o follow-up das pautas, marcando de entrevistas e solucionando dúvidas

Tradução inglês / português

Você certamente já usou alguma ferramenta como o Google Translator para traduzir algo em outro idioma, e o resultado foi um texto sem pé nem cabeça.

É que uma ferramenta, por mais avançada que seja, não tem a capacidade de interpretar um idioma.

Para realizar uma tradução digna de ser apresentada como profissional, conhecer bem a língua portuguesa é tão – ou mais – importante quanto a fluência no inglês.

Ao traduzir um texto de um idioma para outro, você não está simplesmente fazendo uma adaptação de palavras.

Cada idioma tem sua estrutura, e por isso é preciso adaptar a própria maneira de expressar aquela mensagem.

Em muitos casos, é preciso identificar o que diz determinada expressão estrangeira, buscar alternativas em português e analisar se há algum ruído na comunicação, como um duplo sentido que pode não ficar muito claro para o leitor.

Meu serviço de tradução é focado em linguagem técnica e informativa. Posso traduzir os seguintes materiais:

  • Reportagens jornalísticas
  • Blog posts focados em SEO
  • E-books com conteúdo informativo
  • Manuais de instrução 
  • Legendas para vídeos curtos

Portfólio

Alguns dos trabalhos que produzi em mais de 15 anos escrevendo para a internet.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Depoimentos

O que dizem alguns clientes e ex-colegas sobre meu trabalho.

Contato

Preencha o formulário ou escolha um dos canais de comunicação ao lado.